terça-feira, 28 de setembro de 2010

Pré Historia

      A pré-história corresponde ao período que antecede a invenção da escrita , e é dividida em 2 partes : o paleolítico e o neolítico .
      As mulheres sempre foram o fascínio dos homens, desde os períodos mais remotos da humanidade, por essa razão no período paleolítico, além de colares e ornamentos corporais, o homem fez estatuetas com formas femininas batizadas de "Vênus".
      Também no período paleolítico uma característica muito conhecida são os desenhos nas paredes das cavernas. O homem  pintava os seres, um animal, por exemplo, do modo como o via de uma determinada perspectiva, reproduzindo a natureza tal qual sua vista captava.
      Atualmente, a explicação mais aceita é que essa arte era realizada por caçadores, e que fazia parte do processo de magia por meio do qual procurava-se interferir na captura de animais, ou seja, o caçador supunha ter poder sobre o animal desde que possuísse a sua imagem. Acreditava que poderia matar o animal verdadeiro desde que o representasse ferido mortalmente num desenho. Utilizavam as pinturas rupestres, isto é, feitas em rochedos e paredes de cavernas. O homem deste período era nômade.













No período neolítico o homem se torna sedentário pois desenvolve técnicas para cultivo da terra e pela manutenção de manadas, houve um aumento da população e o desenvolvimento das famílias e a divisão do trabalho.
      Assim, o homem desenvolveu a técnica de tecer panos, de fabricar cerâmicas e construiu as primeiras moradias. Conseguiu, produzir o fogo através do atrito e deu início ao trabalho com metais.

   O homem não precisava mais ter os sentidos apurados de caçador, e o seu poder de observação foi substituído pela abstração e racionalização.
     Como conseqüência os temas da arte mudaram: começaram as representações da vida coletiva.
    Além de desenhos e pinturas, o homem produziu uma cerâmica que revela sua preocupação com a beleza e não apenas com a utilidade do objeto, também esculturas de metal.
       O Santuário de Stonehenge, no sul da Inglaterra, pode ser considerado uma das primeiras obras da arquitetura que a História registra. No centro do último está um bloco semelhante a um altar. O conjunto está orientado para o ponto do horizonte onde nasce o Sol no dia do solstício de verão, indício de que se destinava às práticas rituais de um culto solar. As pedras eram colocadas umas sobre as outras sem a união de nenhuma argamassa.    
      

Nenhum comentário:

Postar um comentário